sábado, 31 de julho de 2010

PEÇO DESCULPAS AOS LEITORES

O Blog da Tia Daniela ficou desatualizado desde o dia 28/07/10 em virtude de estar viajando. Por esse motivo quero pedir desculpas aos leitores. Daniela de Souza

terça-feira, 27 de julho de 2010

AGENDA: PTH E CORAL NOSSA SENHORA DO PERPÉTUO SOCORRO DO POVOADO BRINQUINHO




 Dia: 05/08/10 - Povoado Triunfo, Simão Simão/SE.  Dia: 26/08/10 - Povoado Baixa Funda, Paripiranga/BA.

FÉRIAS

Férias é período de descanso, mas também de adquirir novos conhecimentos. Quando saimos ou passeamos estamos tendo contato com diversas formas de conhecimento. As férias não resta dúvidas de que nos proporciona uma boa oportunidade de conhecer coisas novas. Daniela de Souza. 

domingo, 25 de julho de 2010

PARTICIPE LOGO MAIS ÀS 16:00h DA CELEBRAÇÃO DA SANTA MISSA

Logo mais, às 16:00h, haverá celebração da "Santa Missa" na capela Nossa Senhora do Perpétuo Socorro do Povaodo Brinquinho - Simão Dias/SE. Participe desse momento de partilha da Palavra de Deus junto conosco!

terça-feira, 20 de julho de 2010

DIA DO AMIGO

Hoje é uma data especial porque comemoramos o dia do amigo. A todos os leitores amigos e amigas que acessam esse blog, quero desejar um feliz " Dia do Amigo"! Os verdadeiros amigos são aqueles que estão presentes em todos os momentos, principalmente nos momentos mais difícies de nossa vida. Daniela de Souza

segunda-feira, 19 de julho de 2010

SAL NAS DOENÇAS CARDIOVASCULARES

A mudança de hábitos alimentares é uma modificação do estilo de vida que pode melhorar de forma significativa os fatores de risco das doenças cardiovasculares. Além disso, se pararmos para pensar, é uma intervenção de menor custo quando comparada aos tratamentos medicamentosos.
São várias as evidências que relacionam o consumo excessivo de sal ao desenvolvimento de doenças crônicas. Estima-se que, entre 25 e 55 anos de idade, uma diminuição de apenas 1,3g na quantidade de sódio (equivalente a 3,3g de sal) consumida diariamente se traduziria em redução de 5 mmHg na pressão arterial sistólica ou de 20% na prevalência de hipertensão arterial. Além disso, haveria também substanciais reduções na mortalidade por acidentes vasculares cerebrais (14%) e por doença coronariana (9%), representando 150.000 vidas salvas anualmente em todo o mundo.
Segundo as V Diretrizes Brasileiras de Hipertensão Arterial, a recomendação para uma dieta saudável é que o consumo de sal seja de até 6g ao dia. No entanto, estudos mostram que a quantidade deste disponível para consumo nos domicílios brasileiros pode chegar ao dobro da ingestão máxima recomendada.
Vamos mudar essa realidade? Procure não exagerar na hora de adicionar sal aos alimentos e evite aqueles mais salgados. Seu coração agradece!

Lembre-se: jamais deixe de tomar um medicamento sem antes consultar seu médico!
Fonte: http://blogdenutricao.blogspot.com/
 

domingo, 18 de julho de 2010

A EDUCAÇÃO E AS NOVAS TECNOLOGIAS

A educação e as novas tecnologias ultimamente tem estado muito juntas, estão sendo parceiras inseparáveis, uma depende da outra. E nós educadores não podemos desconsiderar o valor dessa parceria, e aprender a usar de forma consciente os recursos proporcionados pelas novas tecnologias. Daniela de Souza 

sábado, 17 de julho de 2010

FICO CONTENTE QUANDO VEJO OS RESULTADOS

Tenho um aluno de apenas 6 anos de idade que vem tendo um desempenho formidável em leitura. Já leu várias revistas infantis, e o que mais me chama a atenção é que ele ler claramente. Tem uma boa percepção para entender os textos. Isso é gratificante para mim como educadora e para os seus pais que ficam muito contentes com o bom desempenho do filho. Professora Daniela de Souza (Tia Daniela) 

sexta-feira, 16 de julho de 2010

O CURSO DO PROINFO TEM SIDO MUITO PROVEITOSO

Para nós educadores, é sempre bom está adquirindo novos conhecimentos. O Curso do Proinfo é bastante significativo, não só para mim. Tenho certeza que os demais colegas cursistas também estão usufruindo dos mesmos benefícios. Givaldo Matos

quinta-feira, 15 de julho de 2010


DEVEMOS NOS ORGANIZAR EM TUDO QUE FIZERMOS

Assim como a Educação exige de nós organização na execução de eus conteúdos e atividades. O mesmo acontece com a nossa vida de um modo geral. É preciso nos organizar para que tudo aconteça como planejamos. O planejamento do tempo no mundo moderno, é uma necessidade indispensável. Esforço também é necessário, junto com organização: é sinônimo de êxito na realização de nossas atividades. Professora Daniela de Souza

quarta-feira, 14 de julho de 2010

EDUCAR É UM DESAFIO PARA NÓS EDUCADORES

Trabalhar na área de Educação não é uma tarefa fácil. Exige de nós muita responsabilidade, força de vontade, esforço, dedicação, perseverança. O educador precisa ser uma pessoa determinada e que tenha não só vocação, mas também, a coragem de enfrentar as dificuldades impostas pela profissão. Para quem ama o que faz mesmo tendo que passar por muitos desafios. Não desanima e procura seguir em frente para realizar os seus objetivos. Vence àquele que busca dá à volta por cima, e acredita nos seus ideais. Daniela de Souza  

terça-feira, 13 de julho de 2010

UM POVO EDUCADO É SINÔNIMO DE LIBERTAÇÃO

A Educação ainda é o caminho que trilhamos em busca da libertação da submissão. Só seremos livres de fato quando aprendermos a andar com os nossos próprios pés, a enxergar com nossos próprios olhos, a lutar com as nossas mãos e a nos defender usando o poder das palavras. Não basta somente conhecer os nossos deveres, é necessário também conhecer os nossos direitos e usufruir deles conscientemente. Daniela de Souza   

segunda-feira, 12 de julho de 2010

ALFABETIZAÇÃO NO TEMPO CERTO

AS CONTRIBUIÇÕES DA PSICOMOTRICIDADE PARA O LETRAMENTO E PARA A ALFABETIZAÇÃO

O que acontece em nosso corpo quando escrevemos?.

Para escrever realizamos o movimento de vários osso, sendo cinco palmares, oito do punho, alguns tendões e diversos músculos do braço. Tudo isso amparado por ombros e a coluna vertebral.

Grafar é uma atividade motora, seja traçando letras, manuseando letras móveis, digitando no teclado do computador ou também usando lápis, caneta, borracha, tesoura, cola, etc. Por isso, é necessário propiciar experiências para o desenvolvimento de competências motoras.

As habilidades motoras precisam ser aprendidas e, na maioria das vezes treinadas. A aquisição de habilidades específicas para escrever requer destreza motora e conhecimento da cultura escrita.

A coordenação motora e as diferentes formas de expressão

É fundamental que a criança vivencie a sua mobilidade, desfrutando da sua linguagem corporal e capacidade motora, através de brincadeiras, jogos,danças, desenhos, modelagem, atividades esportivas, demonstrações de afeto, reproduções e imitações comportamentais, etc.

Muitas vezes, associado ao movimento infantil encontra-se a linguagem musical  e as artes visuais, presente em todas as culturas, nas mais diversas situações, integrando aspectos lúdicos, afetivos, estéticos e cognitivos e contemplando aspectos motores.

As artes visuais expressam e comunicam sentimentos e idéias através do traço, cor, forma, espaço e volume em produções de desenho, escultura, brinquedos, pintura, bordados, entre outros. Em muitas propostas pedagógicas as artes visuais foram compreendidas como meros passatempos, não sendo valorizadas como atividades importantes para o desenvolvimento da coordenação motora.

Muitas brincadeiras do universo infantil envolvem música, possibilitando as crianças expressarem emoções, desenvolvimento da atenção e da concentração, ritmo e controle motor. Habilidades imprescindíveis no processo da aquisição da leitura e da escrita.

Em síntese, o processo de alfabetização precisa ser transformado em um jogo enriquecido com atividades corporais, expressão gráfica e plástica por meio de desenhos e pinturas, expressão oral em rodas de conversas, registros escritos, entre outros. Quantos mais estímulos estiverem presentes, mais significativa será a aprendizagem e mais sólidos o conhecimento e a assimilação dos conceitos pelos alunos. É aconselhável que a alfabetização aconteça a partir do corpo, dos gestos, do que está próximo da realidade da criança, do que é palpável.

Assim , aprender a linguagem oral e escrita é ampliar as possibilidades de participação nas práticas sociais, nos significados culturais pelos quais se interpretas e representa a realidade, através do desenvolvimento de quatro competências básicas: falar, escutar, ler e escrever.

Segundo o Referencial Curricular Nacional para a Educação Infantil, o movimento, para a criança, significa muito mais do que mexer partes do corpo ou deslocar-se no espaço. A criança se expressa e se comunica por meio de muitos gestos e das mímicas faciais e interage utilizando fortemente o apoio do corpo. A dimensão corporal integra-se ao conjunto da atividade da criança. O ato motor faz-se presente em suas funções expressiva, instrumental ou de sustentação às posturas e aos gestos.

Assim devemos ressaltar que aprender é um ato psicomotor, embora, muitas vezes, separemos o corpo da mente, da mesma forma que separamos o que é cognitivo do que é psicomotor. Como diz  Wallon, o ato mental e o ato motor são indissociáveis.


Referências:

Guia do Alfabetizador - Governo do Estado de Minas Gerais
Construindo um Novo Tempo
Belo Horizonte, 2008
Fonte: http://www.escolaconstruir.com.br/ler-e-refletir.php

domingo, 11 de julho de 2010

BOM DIA!

Aos leitores do "Blog da tia Daniela", quero desejar um domingo cheio de muita paz. Que essa semana que se inicia, traga a todos vocês a perspectiva de grandes realizações. Que o nosso Deus Altíssimo proporcione todas as suas maravilhas! Bom dia! Tia Daniela

sábado, 10 de julho de 2010

AULA DO PROINFO

Hoje adquirimos novos conhecimentos no curso do proinfo, cada aula tem sido uma experiência fascinante. A partir do momento que ingressei no curso tinha consciência de que iria passar por alguns desafios. Mas também tinha a certeza de que poderia vencê-los com o meu empenho e a minha força de vontade. Conseguir avançar graças a Deus e já aprendir uma série de coisas novas. O atual curso levou-me a descobrir que somos capazes de evoluir na medida em que nos esforçarmos para aprender. Tudo que fazemos, exige de nós dedicação e perseverança. Givaldo Matos    

sexta-feira, 9 de julho de 2010

O QUE NÃO PODE FALTAR NA PRÉ-ESCOLA

Para que as turmas de pré-escola se desenvolvam plenamente, é importante conhecer as características de cada faixa etária e fazer com que algumas experiências essenciais façam parte do planejamento. Veja aqui como trabalhá-las e por que são tão importantes

1. Brincar
Por que trabalhar  Essa é uma fase de ampliação do universo de informações: a mamãe é vendedora, o papai é motorista, o herói preferido voa, o livro de histórias fala de uma princesa bonita e corajosa. O meio de processar e assimilar tantos assuntos - enfim, entender o mundo - é brincar de faz-de-conta. "A complexidade da fantasia criada depende das experiências já vividas. Por isso, é fundamental oferecer ambientes ricos em possibilidades", afirma Zilma Galvão, da USP.


 BRINCAR Nessa fase, a turma já compartilha momentos no parque (à esq.)
e no faz-de-conta (direita).
Fotos: Leo Drumond/Ag. Nitro

O que propor  As crianças ainda se divertem com os brinquedos de encaixar ou no parque, mas na pré-escola ganham destaque os jogos de regras - que exigem cumprimento de normas, concentração e raciocínio - e, principalmente, os simbólicos, em que se assumem papéis. Elas se apropriam dos elementos da realidade e dão a eles novos significados. Por meio da fantasia, aprendem sobre cultura. Ao dar bronca em uma boneca, por exemplo, os pequenos usam frases ouvidas de diálogos dos adultos, da TV e, em especial, de livros de histórias. A literatura traz elementos ausentes do cotidiano.

A meninada vai se tornando capaz de interagir com as brincadeiras por um tempo maior e considerar que os outros podem participar também. "No faz-de-conta, acontece algo íntimo que não se deve atropelar. O professor contribui com um gesto, uma palavra ou um brinquedo, mas a turma é livre para aceitar ou não", explica Zilma.

Uma boa estratégia para enriquecer o brincar é atrair a garotada para espaços diferenciados, como o canto da casinha, do salão de maquiagem, da mecânica ou da biblioteca. O cenário, por si só, avisa a proposta da brincadeira e pressupõe papéis. Depois, com o tempo, o grupo mesmo produzirá outros.

Esta pré-escola faz  Na CMEI Patrícia Galvão, em Guarulhos, na Grande São Paulo, o brincar é encarado como uma situação cotidiana e um direito das crianças. Em todas as salas ficam fantoches, fantasias e cenários para as atividades simbólicas, bastante apreciadas. Quando enjoam, os pequenos vão à brinquedoteca e os trocam por outros. Não são raras as vezes em que a turma de 4 anos se empolga com um livro lido em sala, corre para o canto em que ficam as fantasias e assume o papel dos personagens. Segundo a diretora Djenane Martins Oliveira, para garantir e melhorar as possibilidades de experimentação lúdica, os pequenos têm acesso diário a brinquedos de variados materiais, como tecido, plástico, madeira e espuma. Há também aqueles que não parecem, mas são brinquedos também, como pedrinhas, grama e areia. "Sempre temos à disposição das crianças caixas de papelão, que elas usam para produzir objetos que são incluídos nas atividades por elas mesmas."
Fonte: http://revistaescola.abril.com.br/educacao-infantil/4-a-6-anos/nao-pode-faltar-pre-escola-428529.shtml

quinta-feira, 8 de julho de 2010

ESTUDAR NUNCA É DEMAIS

No mundo globalizado em que vivemos devemos está estudando sempre. Quem não estuda atualmente corre o risco de ficar fora do mercado de trabalho que exige cada vez mais capacitação por parte das pessoas. A aquisição de novos conhecimentos tornou-se uma necessidade constante. O Brasil, a exemplo de outros países está adotando ações voltadoas ao interesse do capitalismo. Não somos obrigados a aceitar essas práticas, mas é preciso mudar alguns hábitos. Para não ficarmos excluídos dos nossos direitos sociais. Há alguns anos atrás não precisávamos estar nos qualificando constantemente, hoje é uma necessidade. Por isso, eutude sempre porque nunca é demais! Givaldo Matos

quarta-feira, 7 de julho de 2010

É SEMPRE BOM INOVAR

Na vida escolar, assim como no convívio familiar, religioso e social, é sempre bom está inovando a cada dia. Isso não quer dizer que devemos deixar de fazer aquilo que está dando certo no decorrer do tempo. Mas precisamos acrescentar o novo como complemento para que a vida, o trabalho e o convívio social não se torne uma rotina. No mundo moderno as inovações são sempre necessárias. Vivemos cercados de uma série de coisas que mudam constantemente, se não aceitarmos mudar, podemos até deixar de participar de coisas importantes que nos ajudariam a ser mais eficientes. Givaldo Matos 

terça-feira, 6 de julho de 2010

EDUCAR É FUNDAMENTAL, APRENDER SEMPRE TAMBÉM É NECESSÁRIO!

A educação é um processo necessário para todas às pessoas, porque para participarmos ativamente do mundo moderno em que estamos inseridos é preciso ter um vasto conhecimento. A cultura e o saber é fundamental. Precisamos está a cada dia aprendendo coisas novas; não dá mais para ficar no anonimato, devemos buscar sempre novos horizontes e fazermos novas descobertas. Daniela de Souza.

segunda-feira, 5 de julho de 2010

BOM DIA AMADOS LEITORES DO BLOG DA TIA DANIELA!

A cada dia estamos mergulhando em um mundo cada vez mais digitalizado. E comunicar-se, tornou-se uma necessidade fundamental para todos nós. Este blog é um meio de comunicação útil para interagir com pessoas de vários lugares do país. Obrigada, Naira Matos de Salvador/BA por ter adicionado esse blog como seu favorito. Daniela de Souza.

domingo, 4 de julho de 2010

sábado, 3 de julho de 2010

DIA 08 DE JULHO

Dia 08 de julho de 2010, às 19:00h, estarei palestrando na comunidade do Paracatu na festa de "Santa Paulina". A animação da noite será feita pelo coral "São Luiz Gonzaga" da comunidade Lagoa Grande. Participe e venha anunciar a Palavra de Deus junto a nós! Givaldo Matos

sexta-feira, 2 de julho de 2010

PARTICIPE DO GRUPO DE JOVENS "LUZ DO AMANHÃ"

Para participar do Grupo de Jovens "Luz do Amanhã" do Povoado Brinquinho. É simples, basta ir às reuniões e pedir a Jussara (atual coordenadora) que coloque o seu nome na lista, e a partir daí continuar participando das reuniões que ficarão sendo realizadas sempre aos domingos, às 17:00h na capela local.


quinta-feira, 1 de julho de 2010

PARTICIPE DA REUNIÃO DO GRUPO DE JOVENS

No próximo domingo, dia: 04 de julho, às 17:00h, será realizada uma reunião na capela Nossa Senhora do Perpétuo Socorro, o Grupo de Jovens Luz do Amanhã do Povoado Brinquinho será reiniciado para dar continuidade ao trabalho de evangelização. Todos os jovens da comunidade estão convidados a participar.

COMPUTADORES NA PRÉ-ESCOLA

INTEGRAÇÃO As máquinas disponíveis na sala são usadas para escrever e pesquisar. Foto: Andréa Cebukin

Trabalhando em grupo, as crianças do Jardim de Infância Municipal Doutor Luiz Silveira, em Piraí, a 105 quilômetros do Rio de Janeiro, aprendem a escrever seu nome digitando no computador. Para esses pequenos, com idades entre 3 e 5 anos, mexer no notebook parece uma tarefa simples.

A atividade seguinte: apreciar obras de grandes artistas, como a pintora Tarsila do Amaral (1886-1973). Enquanto a tela Abaporu é projetada no computador da professora, os pequenos são instigados a falar sobre cores e formas. Depois das explicações sobre as pinturas, inspiradas pela arte de Tarsila, eles se arriscam a tirar autorretratos com a máquina fotográfica embutida em cada computador. Na sequência, passaram a outra atividade: pesquisaram imagens de animais da fauna brasileira com a orientação das professoras, usando seu notebook com acesso à internet. Novamente, as crianças demonstram uma desenvoltura capaz de deixar os adultos presentes, inclusive esta repórter, bastante impressionados.

Um dia na rotina dessa pré-escola mostra como a tecnologia foi incorporada de forma natural ao processo de ensino e aprendizagem, de modo que hoje o computador tem status de material básico de ensino - o mesmo pode ser observado em outras unidades da rede municipal. A naturalidade dos pequenos diante das máquinas comprova essa afirmação. "Tô escrevendo um carta", diz Julia, enquanto tenta digitar seu nome. Enquanto ela tecla, outros brincam ou desenham. "Alguns pais ficaram aflitos achando que cadernos, livros, canetas e lápis iam ser abolidos. Mas só acrescentamos uma nova ferramenta, que também serve para ensinar", diz Lúcia Helena Borges, chefe da Divisão Pedagógica da Secretaria Municipal de Educação.

Em Piraí, os computadores não são exatamente uma novidade na rede de ensino. A cidade tem um projeto de inclusão digital desde 2005 e o pioneirismo de suas ações chamou a atenção do governo federal, que passou a financiar projetos locais na área. A vocação digital da cidade permitiu que os computadores fossem encarados como ferramentas a serviço dos conteúdos curriculares e ajudou na disseminação da tecnologia, já que hoje a maioria dos estudantes é familiarizada com ela.

Todos os computadores das escolas do município estão ligados em rede e têm acesso à internet, o que facilita o planejamento simultâneo dos profesores em todas as unidades. Cada uma tem autonomia para desenvolver seu trabalho, mas o diálogo entre elas é uma constante. Além disso, um núcleo de tecnologia foi criado para dar apoio técnico e pedagógico aos educadores. Hoje, os alunos de toda a rede têm uma pauta diária de atividades a cumprir e são acompanhados mesmo a distância.

Com frequência, o computador dá espaço para brincadeiras com massa de modelar, leitura ou cortar e colar. As fotografias tiradas pelas crianças, por exemplo, foram usadas para fazer uma colagem. Depois, sentadas em semicírculo no chão, elas passaram a atividade seguinte: desenhar livremente em papel. E assim, intercalando atividades tradicionais com outras, que usam o computador como o aliado, os pequenos da pré-escola adquirem conhecimentos. Fonte: http://revistaescola.abril.com.br/educacao-infantil/4-a-6-anos/computadores-pre-escola-556251.shtml