segunda-feira, 30 de maio de 2011

Técnica de Artes: Pintura Respingada


Fonte: http://aprenderecia.blogspot.com/

Bom dia

Obrigada a todos pela visita!

sábado, 28 de maio de 2011

sexta-feira, 20 de maio de 2011

Jogo da Verdade

Objetivo: Conhecimento mútuo; desinibição. Participantes: 25 pessoas

Material: Relação de perguntas pré-formuladas, ou sorteio destas.

Descrição: Apresentação do tema pelo coordenador, lembrando de ser utilizado o bom senso tanto de quem pergunta como quem responde. Escolhe-se um voluntário para ser interrogado, sentando numa cadeira localizada no centro do círculo (que seja visível de todos), o voluntário promete dizer somente a verdade, pode-se revezar a pessoa que é interrogada se assim achar necessário. Após algumas perguntas ocorre a reflexão sobre a experiência.
Fonte: http://www.catequisar.com.br/

Aviso

Avisamos aos pais e mães das crianças da "Catequese" que no próximo domingo, dia 22 de maio, às 09:00h, haverá uma reunião na Escolinha de Reforço de Daniela no Povoado Brinquinho para tratar de assuntos refrente à "Primeira Eucaristia". As catequistas: Daniela, Géssica e Jussara

quinta-feira, 19 de maio de 2011

No Jardim de Infância

As primeiras instituições brasileiras de atendimento às crianças de zero a seis anos surgiram ainda no Império com intuito de amparar as que eram abandonadas nas ruas das cidades, como os orfanatos, os asilos para pobres e a Santa Casa de Misericórdia, com sua roda dos expostos. Mas foi o desenvolvimento da medicina e da microbiologia - e a viabilização da amamentação artificial - que possibilitou amparar essas crianças sem os alarmantes índices de doenças e de mortalidade da época.

Um dos pioneiros nessa experiência no exterior foi o médico Friedrich Froebel - idealizador dos Jardins de Infância. Essa idéia chega ao Brasil na década de 1870, com divulgação no jornal do médico Carlos Costa, e é aplicada na sala de jardim de infância aberta ao lado de uma igreja protestante americana instalada em São Paulo. A iniciativa inspirou duas outras: uma no colégio Menezes Vieira (Rio de Janeiro/1875) e no Caetano de Campos (São Paulo/1896), que adaptou a pedagogia de Froebel para a realidade brasileira. Em 1924, já eram 47 as instituições entre creches e jardins de infância pelo Brasil, principalmente nas capitais.

A partir daí, muitas creches são instaladas para atender aos filhos dos operários, sempre ligadas à Assistência Social, embora houvesse, em muitos casos, profissionais da área pedagógica orientando seu funcionamento. A partir de 1980 a sociedade passa a discutir a possibilidade de inclusão das pré-escolas na Educação Básica, intenção concretizada na Constituição de 1988. A Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional, de 1996, ratifica essa decisão, enfatizando que a Educação é um direito da criança e que deve, portanto, ser universal.
Fonte: http://revistaescola.abril.com.br/educacao-infantil/educacao-infantil-no-brasil/educacao-infantil-prioridade-422791.shtml

quarta-feira, 18 de maio de 2011

Você sente Jesus pertinho?

Fonte: http://blog.cancaonova.com/cantinho/

Vamos aprender a fazer coisas boas?

Fonte: http://blog.cancaonova.com/cantinho/

Jogo de Colorir: Especial Beato João Paulo II



Fonte: http://blog.cancaonova.com/cantinho/

sábado, 14 de maio de 2011

Participe da Santa Missa no Povoado Brinquinho

Participe da Santa Missa no Povoado Brinquinho, dia: 15 de maio de 2011, às 16:00h na igreja local.

Agenda do Grupo PTH (Pastoral Terço dos Homens) do Povoado Brinquinho

Dia: 03/06/2011-Festa do Padroeiro da comunidade Salobra-Simão Dias/SE.
Dia: 10/06/2011-Festa de "Santo Antônio" na comunidade Bonsucesso-Simão Dias/SE.
Haverá ônibus nas respectivas datas. Sairá da praça da Igreja do Brinquinho, às 18;30h.
Valor da passagem para a Salobra: R$5,00. / Bonsucesso: R$ 2,00.
Maiores informações, ligue para: (79) 9901-6160.

quarta-feira, 11 de maio de 2011

Vamos agradecer?

http://blog.cancaonova.com/cantinho/

Coração de Jesus


Fonte: http://blog.cancaonova.com/cantinho/

Parabéns!

A todos os leitores que estão completando idade nova hoje. Parabéns! Daniela de Souza (Tia Daniela)

terça-feira, 10 de maio de 2011

Lembrancinha de São João






Lindas Lembrancinhas de São João encontradas na net
Fonte: http://anacprofessora.blogspot.com/2010/06/lembrancinha-de-sao-joao.html

quarta-feira, 4 de maio de 2011

Participe todas às noites das Celebrações do mês de Maio na Igreja do Povoado Brinquinho

Todas às noites, às 19:00h está havendo Celebrações em louvor à Nossa Senhora na Igreja do Povoado Brinquinho, é um momento forte de fé. Toda à comunidade reúne-se para pedir a intercessão da Mãe de Deus a seu Filho Jesus. Professora Daniela de Souza (Tia Daniela)

Dia das Mães

No próximo domingo, dia 08 de Maio, às 15:00h, haverá Celebração da Palavra na Igreja do Povoado Brinquinho. A Escolinha de Reforço da Tia Daniela irá homenagear todas às mães na referida data.

A origem do Dia das Mães

A mais antiga comemoração dos dias das mães é mitológica. Na Grécia antiga, a entrada da primavera era festejada em honra de Rhea, a Mãe dos Deuses.
O próximo registro está no início do século XVII, quando a Inglaterra começou a dedicar o quarto domingo da Quaresma às mães das operárias inglesas. Nesse dia, as trabalhadoras tinham folga para ficar em casa com as mães. Era chamado de "Mothering Day", fato que deu origem ao "mothering cake", um bolo para as mães que tornaria o dia ainda mais festivo.
Nos Estados Unidos, as primeiras sugestões em prol da criação de uma data para a celebração das mães foi dada em 1872 pela escritora Júlia Ward Howe, autora de "O Hino de Batalha da República".
Mas foi outra americana, Ana Jarvis, no Estado da Virgínia Ocidental, que iniciou a campanha para instituir o Dia das Mães. Em 1905 Ana, filha de pastores, perdeu sua mãe e entrou em grande depressão. Preocupadas com aquele sofrimento, algumas amigas tiveram a idéia de perpetuar a memória de sua mãe com uma festa. Ana quis que a festa fosse estendida a todas as mães, vivas ou mortas, com um dia em que todas as crianças se lembrassem e homenageassem suas mães. A idéia era fortalecer os laços familiares e o respeito pelos pais.
Durante três anos seguidos, Anna lutou para que fosse criado o Dia das Mães. A primeira celebração oficial aconteceu somente em 26 de abril de 1910, quando o governador de Virgínia Ocidental, William E. Glasscock, incorporou o Dia das Mães ao calendário de datas comemorativas daquele estado. Rapidamente, outros estados norte-americanos aderiram à comemoração.
Finalmente, em 1914, o então presidente dos Estados Unidos, Woodrow Wilson (1913-1921), unificou a celebração em todos os estados, estabelecendo que o Dia Nacional das Mães deveria ser comemorado sempre no segundo domingo de maio. A sugestão foi da própria Anna Jarvis. Em breve tempo, mais de 40 países adotaram a data.
"Não criei o dia das mães para ter lucro"
O sonho foi realizado, mas, ironicamente, o Dia das Mães se tornou uma data triste para Anna Jarvis. A popularidade do feriado fez com que a data se tornasse uma dia lucrativo para os comerciantes, principalmente para os que vendiam cravos brancos, flor que simboliza a maternidade. "Não criei o dia as mães para ter lucro", disse furiosa a um repórter, em 1923. Nesta mesmo ano, ela entrou com um processo para cancelar o Dia das Mães, sem sucesso.
Anna passou praticamente toda a vida lutando para que as pessoas reconhecessem a importância das mães. Na maioria das ocasiões, utilizava o próprio dinheiro para levar a causa a diante. Dizia que as pessoas não agradecem freqüentemente o amor que recebem de suas mães. "O amor de uma mãe é diariamente novo", afirmou certa vez. Anna morreu em 1948, aos 84 anos. Recebeu cartões comemorativos vindos do mundo todos, por anos seguidos, mas nunca chegou a ser mãe.
Cravos: símbolo da maternidade
Durante a primeira missa das mães, Anna enviou 500 cravos brancos, escolhidos por ela, para a igreja de Grafton. Em um telegrama para a congregação, ela declarou que todos deveriam receber a flor. As mães, em memória do dia, deveriam ganhar dois cravos. Para Anna, a brancura do cravo simbolizava pureza, fidelidade, amor, caridade e beleza. Durante os anos, Anna enviou mais de 10 mil cravos para a igreja, com o mesmo propósito. Os cravos passaram, posteriormente, a ser comercializados.
No Brasil
O primeiro Dia das Mães brasileiro foi promovido pela Associação Cristã de Moços de Porto Alegre, no dia 12 de maio de 1918. Em 1932, o então presidente Getúlio Vargas oficializou a data no segundo domingo de maio. Em 1947, Dom Jaime de Barros Câmara, Cardeal-Arcebispo do Rio de Janeiro, determinou que essa data fizesse parte também no calendário oficial da Igreja Católica.
Fonte: http://www.portaldafamilia.org/artigos/texto026.shtml