quarta-feira, 23 de fevereiro de 2011

Formando leitores codoenses


O prazer da leitura se ensina. Quanto mais cedo às crianças entrarem em contatos com textos pictóricos e verbais maiores são as possibilidades delas apreciarem uma boa literatura.
O processo de letramento das crianças começa fora da escola, intensificando nas instituições escolares com a percepção de coisas que servem para serem lidas e de sinais gráficos.
Na cidade de Codó existem 09 jardins de infância, 08 creches na zona urbana e 01 jardim de infância, 01 creche na zona rural que atende cerca de 4.211 crianças na faixa etária de 02 a 05 anos de idade (censo 2009, fonte Secretaria de Educação). A qualidade no atendimento dessas crianças não é melhor devido a vários fatores principalmente a estrutura físicas das escolas (falta de espaço).
Professor, mesmo com esses problemas vamos fazer nosso papel que é de intermediar o contato das crianças com a leitura e a escrita com as seguintes metodologias:
  • Criação do cantinho da leitura em sala de aula;
  • Promover roda de leitura dentro e fora de sala de aula;
  • Elaboração e execução de projeto de leitura envolvendo alunos e pais;
  • Deixar as crianças ter contatos com os livros, manuseando-os;
  • Oferecer o maior número possível de gêneros literários á crianças e
  • Narrar os clássicos infantis através de livros, CDs, DVDs e CDROM.
Um trabalho bem planejado de leitura hoje na Educação Infantil resultará com maior número de leitores, tendo a leitura como um prazer.
Por: Carlene e Silva Coelho
        Professora da Educação Infantil
        Graduada em Letras
Fonte: http://www.codonews.com.br/formando-leitores-codoenses/

Nenhum comentário:

Postar um comentário