segunda-feira, 19 de julho de 2010

SAL NAS DOENÇAS CARDIOVASCULARES

A mudança de hábitos alimentares é uma modificação do estilo de vida que pode melhorar de forma significativa os fatores de risco das doenças cardiovasculares. Além disso, se pararmos para pensar, é uma intervenção de menor custo quando comparada aos tratamentos medicamentosos.
São várias as evidências que relacionam o consumo excessivo de sal ao desenvolvimento de doenças crônicas. Estima-se que, entre 25 e 55 anos de idade, uma diminuição de apenas 1,3g na quantidade de sódio (equivalente a 3,3g de sal) consumida diariamente se traduziria em redução de 5 mmHg na pressão arterial sistólica ou de 20% na prevalência de hipertensão arterial. Além disso, haveria também substanciais reduções na mortalidade por acidentes vasculares cerebrais (14%) e por doença coronariana (9%), representando 150.000 vidas salvas anualmente em todo o mundo.
Segundo as V Diretrizes Brasileiras de Hipertensão Arterial, a recomendação para uma dieta saudável é que o consumo de sal seja de até 6g ao dia. No entanto, estudos mostram que a quantidade deste disponível para consumo nos domicílios brasileiros pode chegar ao dobro da ingestão máxima recomendada.
Vamos mudar essa realidade? Procure não exagerar na hora de adicionar sal aos alimentos e evite aqueles mais salgados. Seu coração agradece!

Lembre-se: jamais deixe de tomar um medicamento sem antes consultar seu médico!
Fonte: http://blogdenutricao.blogspot.com/
 

Nenhum comentário:

Postar um comentário